25.1.10

Aromaterapia - Parte II - Parto e Pós Parto

       O Olfato é o sentido mais presente no Parto, quanto maior o nível de estrógeno no corpo mais sensíveis ficam os órgãos olfativos, podemos aplicar Aromaterapia no Trabalho de Parto com massagens, inalações, banhos e compressas. Alguns estimulam a produção de estrógeno e são indicados para o parto são: Rosa, Angélica, Gerânio, Tomilho, Baunilha, Sálvia, Camomila, Orégano.


      Neróli, bergamota, rosa e olíbano são bons para massagem e inalações, pois aumenta os níveis de endorfinas. Lavanda e salvia esclaréia para dor, jasmim acelerar as contrações e para náuseas hortelã pimenta ou lavanda.


Aromaterapia na Massagem Pós Parto

 Na Barriga podemos aplicar ou instruir a mãe a fazer massagens suaves no abdômen pós parto, no sentido horário com círculos grandes e pequenos. Este movimento evita constipações, retenção de energia e ajuda a tonificar e estimular os órgãos internos de forma suave. Cítricos e Lavanda são boas opções. Evite ao máximo friagem no útero pós parto.


Para depressão pós parto, usar na massagem : Bergamota, Gerânio, Neróli, Rosa e Sálvia Esclaréia.

Amamentação e Seios


    Para leite insuficiente usamos compressas e massagens com: Funcho Doce,Gerânio, Jasmim e Lemongrass, em Compressa Quente e leite empedrado, Camomila, Gerânio, e Olíbano em Compressa Fria.

 
    Nos mamilos rachados e inchados massagem com Tea Tree, Rosa, Patchouli, Lavanda e Camomila.

      Fazer a massagem nos seios após a Amamentação Exclusiva com óleo puro de Amêndoas e essencial (100 ml + 1ml de essencial), promove:

*Limão – fortalece os tecidos
*Gerânio - desenvolve os seios
*Rosa - desperta sensações, para harmonização e retorno da sensibilidade


Podemos usar estes óleos também durante a gestação - Lembre que para o uso seguro de óleo essenciais nestas condições especiais a quantidade de oleo nao deve ir alem de 1%! Não deixe de consultar um profissional!
marjoriefs@hotmail.com
Por Marjorie Sá

0 comentários: