5.1.10

Aromaterapia na Gravidez



Durante a gravidez a Aromaterapia pode ser utilizada de diversas maneiras para prevenir e amenizar os desconfortos, comuns neste período. Dores nas costas, náuseas, insônia, constipação, inchaços entre outros podem ser tratados com a Aromaterapia na gravidez que auxilia também nas questões emocionais como ansiedade, medos e ainda na cicatrização no pós-parto e na amamentação insuficiente ou excessiva.


A Aromaterapia utiliza os óleos essências, substancia extraída de diversas partes das plantas e de maneira especifica em cada tipo de extração. Os óleos essenciais são óleos aromáticos, voláteis e com propriedades curativas e terapêuticas, solúveis em álcool, emulsificantes e gorduras.

Banhos, Massagens, Inalações, Escalda pés, Compressas, Óleos e Loções corporais e faciais, Hidrolatos ou spray e Cosméticos em geral são as aplicações da Aromaterapia. Óleos vegetais de sementes como o de semente de uva, abacate, gérmen de trigo, amêndoas ou de flores como o de calêndula são óleos carregadores que servem de veículo para os essenciais em algumas aplicações.


Os óleos minerais, derivados de petróleo e os quimicamente tratados são contra indicados para Aromaterapia e para sua aplicação em gestantes e bebês.

A aplicação dos óleos e seus procedimentos devem ser feitos de acordo com orientação profissional, levando sempre em conta as condições físicas do paciente, seu temperamento, ambiente e até possíveis alergias e gostos.


Para a Massagem em Gestantes utilizamos a proporção de 1% de óleo essencial em óleo vegetal, portanto a cada 100ml de óleo vegetal acrescentamos 1ml de essencial. É importante usar óleos vegetais e essenciais de qualidade.

Os mais indicados são Lavanda, Laranja (atento a sua fototoxidade, não expor a pele ao sol por 12 horas), Camomila, Gerânio, Neróli, Olíbano, Rosa e Ylang Ylang.



1 ml = 20 gotas
Por Marjorie Sá

0 comentários: