7.9.08

A verdadeira massagem tailandesa- Conheça a técnica oriental, confundida erroneamente com uma prática erotizada, que promete sintonizar corpo e mente



Praticada na Tailândia há mais de 2.500 anos, a verdadeira massagem tailandesa é um hábito sério que está muito distante do que muitas pessoas associam ao erotismo. Por conta disso, pode ser identificada sem qualquer tipo de dúvida ou associação como massagem thai. O nome massagem tailandesa já é ligado diretamente a um método que envolve sexualidade.
Fama distorcidaA ligação da prática ao erotismo se deve a um fator histórico, disseminada há algumas décadas. Esta "fama" chegou aos ouvidos do mundo pelos americanos. Durante a Guerra do Vietnã, muitos soldados da tropa dos Estados Unidos se estabeleceram por um tempo na Tailândia. E não é novidade para ninguém que durante estes longos períodos de guerra, os militares aliviam as tensões com garotas de programa. Na Tailândia, a prática da massagem é bastante comum entre toda a população, e as prostitutas, além de cumprirem com suas obrigações de trabalho, aplicavam a massagem nos soldados, para diminuir o stress dos mesmos. Foi assim que nasceu a associação da massagem tailandesa a um hábito com conotações sexuais. Mas o verdadeiro método é diferente da fama popular. Aqui no Brasil existem pouquíssimos estabelecimentos que oferecem o verdadeiro tratamento tailandês. Existem muitos anúncios e sites que divulgam a massagem como uma prática onde terapeuta e paciente devem ficar completamente nus. Mas o Guia da Semana foi atrás de dois professores que aprenderam a técnica no país de origem, e a trouxeram a São Paulo, onde abriram uma escola.
photocase.deO professor chileno Javier Sunder, que abriu a Escola de Massagem Meditativa Thai, é formado pelo Instituto Internacional de Massagem Thai, assim como sua co-fundadora, a professora Marjorie Sá. Desde a adolescência, interessava-se pela cultura oriental e chegou a fazer cursos com um grupo de americanos que levou a técnica pela primeira vez aos EUA. Para expandir seus conhecimentos, foi à Tailândia em 2000 e cursou durante seis meses no Instituto. Lá, conta que fazia aulas com estrangeiros do mundo inteiro e aprendia a teoria e a prática de ioga, tai chi e da massagem thai, com explicação e treino, recebendo demonstrações todos os dias. Algumas vezes, as aulas eram complementadas com compressas e sessões de sauna. Com todo o conhecimento de raiz sobre a cultura, Sunder explica em palavras no que consiste a massagem: "A massagem thai centraliza a mente e o emocional da pessoa para deixá-la num estado de disposição física. Torna o corpo vibrante, fazendo a energia circular por inteiro em todas as partes." Como uma terapia oriental, a massagem contribui para o centramento mental, a paciência e a concetração. Além de cultivar a saúde, conscientiza a respiração. É uma forma de meditação, como no tai chi e ioga.
photocase.deAo contrário de muitos tratamentos ocidentais e técnicas de massagem que apenas tratam de problemas físicos, a prática thai concilia o estado físico ao mental, a fim de deixá-los em sintonia, no mesmo estado de relaxamento. "A grande técnica é o corpo ativo fisicamente e passivo mentalmente. Enquanto a energia do corpo flui, a mente se acalma. A massagem thai cuida da mente pelo corpo. A mente é a parte invisível do corpo e o corpo é a parte invisível da mente.", explica Sunder. É uma técnica preventiva. Os orientais que praticam a massagem thai buscam o rejuvenescimento e uma vida saudável. Durante a prática, as memórias que poderiam estar há muito tempo esquecidas, reaparecem no corpo. O processo busca integrar as emoções. A ação já fala por si, pois o acolhimento do terapeuta significa uma grande cura.
DivulgaçãoOs movimentos durante o processo são bastante ativos. Todas as articulações são trabalhadas e existem muitos gestos de torção. O método central é uma dança contínua no ritmo da respiração - profunda, lenta e consciente durante todo o tempo. A massagem tem um ritmo próprio, determinado por uma música de fundo. Altera a consciência, propiciando o relaxamento e fazendo com que os pensamentos caminhem em direção ao corpo. Nas palavras do professor, "Saindo de uma atividade racional para uma sinestésica, as sensações corporais levam para uma verdadeira viagem." O relaxamento é muito importante durante a prática. É uma das propriedades dos músculos do corpo. A outra é a ação, a única explorado pelos métodos ocidentais de exercícos físicos. Por essa razão que quem pratica muita musculação apresenta um aspecto travado. Estes atletas não trabalham o relaxamento do corpo.

Por Mariana Pastore - fotos divulgação
publicado no http://www.guiadasemana.com.br/noticias.asp?ID=18&cd_news=27837&cd_city=1

0 comentários: