16.10.08

Massagem na gravidez


A prática da massagem durante a gravidez atua em muitos níveis, trabalhando as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma suave e adaptada a este período tão especial. Além de fortalecer o corpo e prepará-lo para o parto, a massagem também relaxa, minimiza os desconfortos, atua no sistema nervoso e contribui para se alcançar estados meditativos que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável.

Diversas técnicas podem beneficiar as futuras mamães, porém a aplicação da massagem para gestantes deve ser feita de forma cuidadosa, atenta para suas necessidades especiais e limitações. O estilo e a intensidade do toque de massagem podem variar muito e influenciar seus efeitos. Em geral a massagem pode ser feita tranquilamente em uma gravidez normal e em mulheres de todas as idades.

Procure ser tocada de forma acalentadora e carinhosa com freqüência, durante toda a gestação. Segundo a medicina ayurvédica, a auto massagem diária é um dos grandes componentes promotores de saúde. Apenas alguns minutos diários poderão se transformar em momentos de prazer e contato amoroso consigo mesma e com seu filho no ventre.

Ser tocado de forma terapêutica ou amorosa libera substâncias químicas de efeitos relaxantes e curativos, os receptores nervosos da pele transmitem os impulsos e sensações que absorvem para todo o corpo e mente. Quando tocados e acariciados desta forma, nosso nível de estresse diminui, a circulação melhora e as moléculas naturais do prazer se realçam, percorrendo assim a corrente sanguínea da mãe e do bebê.

Ser massageado pode ser sempre uma boa experiência, quer esteja grávida ou não. Especialmente durante a gravidez a massagem ajuda na manutenção do corpo e fortalece o sistema imunológico, mulheres grávidas que recebem massagem dormem melhor, sofrem menos ansiedade e depressão e também apresentam menos complicações no trabalho de parto.


A massagem tem um papel significativo na preparação da futura mamãe, pois a experiência do contato corporal durante a gestação, o trabalho de parto e após o nascimento do bebê ajudam-na a tocar com mais eficiência e transmitir carinho, conforto e segurança a seu filho.

Por Marjorie Sá

1 comentários:

Rosana Oshiro disse...

Olá Marjorie, gostaria de publicar esse artigo em meu blog, com os devidos creditos. Posso?
Aguardo sua resposta no meu email
maternajapao@gmail.com

beijo
Rosana
maternajapao.blogspot.com