Formações

Massagem Thai Yoga na Gravidez

A prática da Massagem Thai nos propõe seu conceito de integração corpo/mente e espírito através do toque aliado aos alongamentos e a meditação, retomando a milenar tradição budista da Tailândia. A Massagem Thai é uma técnica que destaca por conter elementos de duas importantes Medicinas: Ayurveda e Chinesa. Ela trabalha o corpo de forma completa com alongamentos, pressão suave e um ritmo lento e contínuo. Neste modulo nos concentramos em sua abordagem e pratica durante a gestação, com seus inúmeros benefícios para as mulheres e seus bebes.

A Massagem Thai durante a gravidez actua em muitos níveis e alivia os diversos desconfortos desta fase, bem como prepara corpo para o parto naturalmente. A massagem amplia a mobilidade e fortalecimento das articulações, actuando sobre o sistema nervoso e melhorando o sono, a digestão, diminuindo o stress e aliviando dores.

Além de fortalecer o corpo, a Massagem Thai é uma prática meditativa que promove estados meditativos e contemplativos que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável. Curso com carga horária mínima: 28 horas


Conteúdo:
* Conceitos da medicina Oriental na Saúde da Mulher (Ayurveda, Thai e Taoista)
* Fisiologia da Gestação e preparação ao parto
* Massagem Thai Yoga para Gestantes - Sequência de massagem thai tradicional (mod I) e com óleos (mod II)
*Sequencias de apoio com bola, almofadas e variações (mod I)
* Aromaterapia na massagem (mod II)
* Práticas vivenciais de massagem, tipos toque e alongamentos/ásanas

Massagem na Recuperação Pós Parto

Este curso, em complemento ao Módulo Gravidez, é destinado aqueles que pretender atuar com o período de puerpério em suas diversas fases, desde o pós parto imediato até o desmame, utilizando a massagem e manipulação de acordo com as tradições milenares do Oriente em conjunto com a linguagem contemporânea de estudo do movimento.

O principal objetivo aqui é promover a práticas corporal de relaxamento, alongamento e manipulação ajudando o corpo da recém mãe se restaurar e melhorar o cansaço e falta de energia. Duração mínima deste módulo: 20 horas

Conteúdo:
*Etapas do Puerpério – Dos tipos de partos ao tempo de cada um
*Auxilio terapêutico de contacto na amamentação
*Massagem e exercícios abdominais
*Uso do “rebozo”, panos de apoio
*Terapia de Calor na Massagem
*Introdução a Massagem Herbal Tailandesa
*Integração Pélvis- Períneo (na recuperação do soalho pélvico e órgão internos)


Requisitos: Os participantes deverão ter experiência prévia com trabalhos corporais (massagens, yoga ou afins) ou ainda outras práticas relacionadas à gravidez (mães, doulas, enfermeiros, parteiras, psicólogos e terapeutas).